MISOGINIA

Em atenção à leitora feminina do blog – e a minha própria consciência – criei esta categoria para depositar textos que contêm conteúdo deletério de discurso de ódio, preconceito ou desvalorização da mulher. Seja como tema central do post (estes são bem raros, e sempre farei a contraposição das idéias veiculadas pelo autor original no próprio post) ou como tema periférico que costuma emergir, acho salutar como forma “extemporânea” de denúncia (maioria dos autores já está morta!) e em um ato de pedagogia ativa (não seguir o exemplo). Entender a cultura ocidental, ou talvez também a oriental e tantas outras culturas menores situadas dentro destes dois espectros globais, implica em entender o papel submisso que o sexo feminino foi delegado e relegado a exercer em tantos locais, por tantos séculos. Normalmente grandes nomes de nossa literatura incorreram no que hoje conceituamos como erro e conduta nociva.

Se por algum motivo o post for sobre algum livro contemporâneo, haverá uma forte razão para ter de publicar o material – que eu resumiria, em 90% das vezes, como: refutar a perspectiva misoginista em sua integralidade, com firmeza. Como a categoria foi criada 6 anos e meio após a criação do Seclusão Anagógica, textos com verve misógina podem não estar ainda catalogados. Se você identificar algum texto antigo nessa condição, não hesite em deixar um comentário! Endossamos e queremos o fim da misoginia mas, sem discutir o problema abertamente nem citar passagens misóginas, creio que não seja possível educar as novas gerações e reformar -no que for possível- as atuais. Normalmente os trechos problemáticos estarão grifados em verde, notação que sempre uso quando discordo com veemência do conteúdo de alguma citação no blog.

[ARQUIVO] A vida de Federico Nietzsche, o maior dos filósofos modernos, & de sua irmã nazista, sua antípoda.

TRILOGIA DIMMUBORGUIANA

A MANUAL OF BUDDHISM in its Modern Development – R. Spence Hardy. Many sources from the Singhalese translated by him. 1853.

TRADUÇÃO DA PÁGINA “MANUSMRITI” (LEIS DE MANU) DA WIKIPEDIA ENGLISH CONFORME VERSÃO ENCONTRADA EM 16 DE JULHO DE 2023 (COM OMISSÕES E CONDENSAÇÕES, DADO O CARÁTER REDUNDANTE DO VERBETE)

[REPRISE+ACRÉSCIMOS] #TRANSCENDER18 O ESPÓLIO DE F. NIETZSCHE, OU AS QUEIXAS DE RAFAEL, OU 19 DIAS DE SABEDORIA, OU AINDA: JOGANDO LIMBOBOL.

15 MINUTOS DE FAMA (DOS NINFOMANÍACOS DA UNB)

Publicado pela 1ª vez em 18/11/09. Um texto que eu não escreveria hoje – mas tem seu valor como crítica da dita esquerda cirandeira.