SONHO 14 DE JULHO DE 2020

 

 

JJ: Para de ser tão sincero comigo, Rafael. [Sentido na cena imediata: você me ofende sendo assim, eu não gosto disso, parece grosseria, etc.]

EU: Cala a boca, eu tava sendo irônico comigo mesmo.

 

INTERPRETAÇÕES

 

Devido à censura do aparelho do sonho, a frase que eu teria dito, sem deformação, seria:

 

“E você para de ser grosso, pai!”

 

Ou

 

“Pelo contrário, eu não sou grosso com(o) você! Sinceridade não é grosseria; não foi isso que você me ensinou? Que doa a quem doer você é o mais sincero e honesto e autêntico de todos os seres?”

 

Outra interpretação que suscita o uso da expressão “ironia consigo próprio”:

No mundo real, significa que eu apenas não sei admitir a verdade para mim mesmo sobre meus pensamentos diários (sentimento de culpa em relação à família, improcedente). No fundo é só uma forma de autopunição ou de caçoar de mim mesmo, pois eu já tenho experiência e elementos coletados o suficiente para saber que, nessa disputa eu x família, eu sou o dono da razão e se quisesse não carregaria culpa alguma. Já não é mais um problema familiar. É apenas um jogo dentro da minha própria cabeça. Eu me divirto masoquistamente, como gato que desembolasse seu novelo de lã sem nunca querer terminar. Costurando roupas que descostura no outro dia, à espera de Ulisses.

Ou ainda:

JJ é uma PP (paródia de pai), pois o sonho me coloca onde na verdade ele estaria, inverte nossos papéis (trocando, neste caso, “bruto” ou “torpe”, que seria eu falando, pelo mais inofensivo “sincero”, que é “o que meu pai acha que é quando é grosso com os outros”). I.e., ele é que é sempre irônico consigo próprio, não eu: teatraliza ser durão a vida inteira em público, mas lá no fundo sabe que todas as críticas endereçadas a mim são imerecidas, jogo de cena. Esta ironia de JJ é involuntária, ao contrário da minha no sonho.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.